DICAS DO Salvati

Como guardar seu vinho

Degustar um vinho e sentir seu saboroso paladar é um dos maiores prazeres da vida!
No entanto, ninguém gostaria de abrir uma garrafa e ter a desagradável surpresa de ver que a bebida está parecendo mais com um vinagre, não é mesmo? Para isso não acontecer, preste atenção direitinho na dica do Salvati!

Um cuidado de extrema importância é como armazenamos a garrafa antes do consumo. Até o melhor dos vinhos, quando é armazenado de forma inadequada, pode perder consideravelmente a sua qualidade.  Portanto, alguns detalhes são essenciais.


1- Iluminação:

Os vinhos são sensíveis à luz, e a exposição contínua tanto à iluminação natural quanto artificial pode alterar significativamente o seu sabor e aroma. Sendo assim, a garrafa deve ser afastada da iluminação direta. Na ausência de uma adega, armazene em uma dispensa ou armário fechado, dentro de uma caixa, ou envolvida com um pano. Cuidado especial aos vinhos brancos, pois eles são ainda mais sensíveis à luz que os tintos.

2- Temperatura:

O local de armazenamento jamais deve atingir temperaturas muito acima dos 20°C. Neste ponto, a bebida já começa a oxidar. Também é importante que o vinho não passe por mudanças bruscas de temperatura (ou seja, ir de um lugar ameno a um lugar muito gelado e vice-versa). Isso faz com que o vinho envelheça prematuramente. Em relação à temperatura, são os vinhos tintos que exigem mais atenção.

3- Posição da garrafa:

Manter a garrafa armazenada na horizontal é a posição mais adequada de guardar um vinho, pois, assim, as rolhas estarão em contato contínuo com o líquido, inibindo a entrada de oxigênio e evitando a deterioração da bebida.

4- Umidade:

Outro fator que influencia negativamente na qualidade do vinho. Com a umidade muito baixa, as rolhas podem secar e favorecer a entrada de oxigênio. A condição ideal para o armazenamento é em um local com umidade mínima de 65%.

Gostou? Deixe seu comentário e aguarde as próximas Dicas!