DICAS DO Salvati

Você sabia que a Peverella foi a primeira uva branca vinda da Itália para o Brasil?

Você sabia que a Peverella foi a primeira uva branca vinda da Itália para o Brasil?
A Peverella tem este nome porque, no dialeto vêneto, que chegou à nossa terra junto com os imigrantes italianos ao final do século XIX, a palavra "pevero" significa pimenta.

  • Mas, pimenta? Como assim, Salvati?
    Isso mesmo! A Peverella tem um sabor picante, conferindo ao vinho feito dela um gosto levemente picante na ponta da língua.

A difusão dela na Serra Gaúcha ocorreu a partir da década de 20, e, dos anos 40 até os anos 70, possuía posição de destaque entre as viníferas brancas cultivadas na região. Após esse período, foi praticamente extinta com a chegada ao Brasil de outras variedades, impulsionadas pela força do marketing.

Hoje, restam poucos vinhedos da Peverella no Brasil, que estão concentrados na região de Bento Gonçalves. Especialistas falam que esta variedade de uva é algo único aqui da região Sul, pois outros lugares perderam o cultivo da casta, até mesmo seu local de origem, na Itália.

Estamos falando não só de uma variedade de uva de valor histórico para uma região, mas de resistência e resiliência, pois apesar de muitos anos terem se passado desde a sua vinda para o Brasil, ela continua dando vinhos de excelente qualidade, mesmo sem incentivos para a produção.

É preciso valorizar o que temos como identidade e tradição em nossa região. Na Vinícola Salvati & Sirena, resgatamos essa uva pelo seu caráter histórico e cultural, produzindo o Peverella Brut Espumante - Vinho Fino Branco.


Após seu máximo amadurecimento e uma apurada seleção dos cachos, ocorre a fermentação a 15°C. Em seguida, o envelhecimento se dá em barricas de madeira brasileira inerte. O vinho por fim é engarrafado e permanece em caves por 4 meses.  A harmonização do Peverella vai bem com frutos do mar, peixes, molhos brancos, queijos leves, carnes brancas, etc. Além de levemente picante, seu paladar é refrescante, macio, e com acidez equilibrada.

Um vinho que você com certeza vai querer provar!