DICAS DO Salvati

Merlot, uma francesa forte

A Merlot é uma uva de origem francesa que se adaptou muito bem no solo gaúcho, permitindo a produção de excelentes vinhos.


Esta casta é bastante versátil, sendo possível elaborar vinhos somente com ela, ou utilizá-la como combinação para vinhos de corte, adicionando um aspecto mais encorpado a variedades como o Cabernet Sauvignon. Além disso, por ser bastante aromática, ela também tem o poder de agregar nuances diferentes a outros tipos de vinho. Seus aromas lembram especialmente frutas vermelhas, podendo aparecer notas até de chocolate e cassis.
No Brasil, a Merlot é conhecida como a mais bem sucedida uva tinta da Serra Gaúcha, e muitos produtores acreditam que ela deveria ser a uva símbolo brasileira.
Ainda, é uma das variedades com maior quantidade de flavonoides (resveratrol) responsável por desobstruir as artérias, contribuindo para a saúde cardíaca.

Curiosidade
Seu nome é derivado do nome de um pássaro chamado merle (inglês) ou melro (francês) muito comum na região de Bordeaux, na França. Acontece que lá, quando a colheita se aproxima, a fruta atrai uma grande quantidade dessas aves. Até mesmo a cor da sua penugem se parece ao tom escuro dos grãos da uva.

A Salvati & Sirena produz o Vinho Merlot Caminhos de Pedra, elaborado com 100% de uvas Merlot. Seu sabor é harmônico, persistente e aveludado. Harmoniza com massas, queijos, bacalhau, grelhados, churrasco e embutidos.

Gostou de conhecer mais sobre a Merlot? Aguarde as próximas Dicas do Salvati com mais fatos interessantes sobre o mundo dos vinhos!